O Ministério da Justiça lançou hoje uma campanha sobre consumo responsável de álcool voltado para adolescentes. No Brasil, a venda de bebidas alcoólicas é proibida para adolescentes mas mesmo assim o consumo é alto por esta faixa etária. São cinco filmes que mostram o que o jovem deixa de curtir ao exagerar na bebida. As cenas mostram situações corriqueiras – praia, festas de Carnaval, paquera – em que o estado de embriaguez atrapalha completamente o divertimento. O slogan da campanha é “Viu aí? Bebeu, perdeu. Curta a adolescência sem beber”.
No 6º Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio das Redes Pública e Privada, nas 27 capitais brasileiras, com dados de 2010, os pesquisadores do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas constataram que a idade média do primeiro contato com as bebidas alcoólicas é 13 anos. Foram ouvidos 50.890 estudantes, e 15,4% dos que tinham entre 10 e 12 anos declaram que tinham consumido álcool no ano da pesquisa. A proporção sobe para 43,6% entre 13 e 15 anos, e para 65,3% entre 16 e 18 anos. De todo o universo pesquisado, 60,5% dos estudantes declararam ter consumido álcool. A taxa foi maior entre os alunos das escolas privadas (65%) do que entre os das públicas (59,3%). Mais que um quinto dos estudantes (21,1%) tinha consumido álcool no mês da pesquisa.