Marcas de luxo, perigo para saúde

19/02/2014

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Durante o lançamento da coleção da Versace na Semana de Moda de Milão realizado hoje, o Greenpeace desenrolou um banner na Galeria Vittorio Emanuele para denunciar que marcas de luxo confeccionam roupas, inclusive infantis, com substâncias perigosas para a saúde como os polifluorados (PFCs). A ação faz parte da campanha global #oReiEstáNu lançado na última segunda-feira. Além do alerta, o Greenpeace quer que marcas como a Versace, Louis Vuitton, Dior e Dolce & Gabbana se comprometam com uma Detox e deixem de usar as substâncias químicas em seu processo de produção. As peças trazem a top model russa Eugenia Volodina e um jovem ‘Rei’. No banner instalado em Milão, a mensagem dizia “Moda bonita, mentiras feias? #oReiestáNu”. Enquanto isso, logo abaixo, voluntários do Greenpeace abriram um segundo banner com a mensagem “Versace limpe sua moda agora!”.

O relatório do Greenpeace Internacional revelo que algumas substâncias químicas perigosas utilizadas na manufatura de artigos fashion pode ser lido aqui. (versão em inglês). De acordo com a entidade, a maior concentração total de químicos polifluorados (PFCs) foi encontrada em uma jaqueta da Versace. Uma vez lançados nos rios ou lagos, alguns PFCs – que podem vir das fábricas ou das próprias roupas – se acumulam no meio ambiente e podem ser encontrados até nas regiões mais remotas do planeta. Eles também podem interferir nos sistemas hormonais de animais e de seres humanos. Em 16 dos 27 produtos testados (59%), incluindo roupas e calçados infantis, foram identificados contendo um ou mais dos seguintes químicos perigosos: etoxilato de nonilfenol (NPE), phthalates e antimônio, entre outros. O Greenpeace acusa as marcas de falta de transparência porque não incluem estas informações em seus produtos.

Sobre a campanha Detox

O Greenpeace exige o comprometimento de grandes marcas de roupa para que, até 2020, as substâncias químicas perigosas sejam eliminadas de suas produções e que não sejam despejadas em rios ou lagos. Atualmente, graças à pressão pública, 20 grandes marcas – como Nike, Adidas, Valentino e

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Burberry – já se comprometeram com a campanha e além de eliminarem as substâncias químicas tóxicas, se movem em direção a uma cadeia de fornecimento mais transparente. O Greenpeace está pedindo adesão do público: para ajudar, basta enviar um email pelo site para as empresas que ainda não se comprometeram com o Detox.

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