Lea, como tantas meninas, quer ser como a mãe. Mas isso pode ser um problema. O filme criado pela Publicis de Zurique para a ONG Frauenzentrale mostra a menina usando os sapatos e a maquiagem da mãe.
Só que ela reproduz, como se fosse uma parte da maquiagem, o olho roxo materno. A mensagem também é forte e tenta sensibilizar as vítimas de violência doméstica para buscar ajuda: violência doméstica raramente faz uma única vítima. Não deixe isso ir longe demais. A campanha foi veiculada em dezembro de 2013.
No Brasil, a cada quatro minutos uma mulher é agredida. Pesquisa do ano passado feita pelo Data Popular, a pedido do Instituto Patrícia Galvão, revelou que 75% dos entrevistados disseram que as agressões nunca ou quase nunca são punidas; 42% acham que a justiça é lenta; 54% conhecem alguma vítima de violência; 29% consideram a pena pequena e 66% acreditam que o constrangimento ainda é uma barreira e que a vítima tem vergonha que saibam da violência. Pela Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – pode-se denunciar as agressões. O serviço funciona 24 horas por dia, de segunda à domingo, inclusive feriados. A ligação é gratuita e o atendimento é de âmbito nacional (veja mais aqui).