O vício é pop e a doença é punk

13/09/2013

No mundo da música não é incomum ver cantores usando cigarros em seus shows. Aliás, associar  cigarro como algo do meio artístico é uma das táticas de marketing mais usadas pela indústria do tabaco.  E a música é o tema da campanha para o Dia Mundial de Combate ao Tabaco criada pela agência Master Roma Waiteman para a Facilitas Healthcare, uma empresa especializada no tratamento do tabagismo. Além do texto forte – “o vício é pop, a doença é punk, a quimio é heavy” – as imagens trazem dois homens traqueotomizados, cujas tatuagens dão a entender que são cantores.

A agência nova/sb também abordou criticamente as táticas usadas pela indústria tabagista na exposição que trouxe com exclusividade para o Brasil: “Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas” e também nas duas campanhas mundiais que fez para a OMS (veja aqui e aqui). O tabagismo provoca a morte de 4,9 milhões de pessoas por ano no mundo, sendo a principal causa de óbitos evitáveis, conforme dados da Organização Mundial da Saúde. Ainda segundo a OMS, um terço da população do planeta é fumante – cerca de um bilhão e 200 milhões de pessoas.