Back to Start é o nome do curta-metragem acima que retrata a vida de um agricultor que transforma lentamente fazenda de sua família em uma fábrica industrial de animais. Ele percebe os erros neste caminho e opta por um novo rumo, mais sustentável. O filme foi feito para divulgar a nova estratégia de negócios da cadeia de fast food de comida mexicana Chippotle (EUA). A empresa mudou todos os seus processos e criou um movimento pela sustentabilidade na indústria alimentícia, culminando com o lançamento do filme que ganhou
enorme repercussão dentro dos Estados Unidos. A campanha, que levou 2 Grand Prix em Cannes, foi criada pela agência Creative Artists. De acordo com a agência, o objetivo era contar a história da empresa e inspirar um público a se preocupar com sua alimentação.
Chipotle mudou radicalmente o seu jeito de fazer fast food: cozinha alimentos frescos diariamente, a construiu uma cadeia de fornecedores com mais de 7.000 de agricultores, busca por produtos locais e a produção de forma sustentável, livre de agrotóxicos e aditivos químicos. Além do filme, foi criada a plataforma Cultive para celebrar a mudança de cultura alimentar e convidar os clientes a aderir a essa jornada. O lançamento da estratégia foi com o curta-metragem “Back To The Start ‘.
A trilha sonora do curta-metragem é um clássico do Coldplay, “The Scientist”, cantado pelo astro country americano Willie Nelson. O filme incentiva os fãs para baixar The Scientist no iTunes, com seu próprio dinheiro, para arrecadar fundos para a Fundação Cultive e FarmAid. Ao lado do filme, que foi distribuída a música nas rádios em toda a América para adicionar à conscientização das pessoas sobre a música e cinema. A campanha focou na mídia digital para viraliza-la: o filme foi lançado no YouTube, sem apoio da mídia paga. Como parte da estratégia, Willie Nelson e o grupo Coldplay fizeram uma audiência coletiva de 21 milhões de fãs no Facebook. Em seguida, o filme foi levado para o cinema (8 semanas rodando em mais de 10.000 cinemas de todo o país). E só depois a campanha foi para a TV.
Confira o videocase que foi para Cannes.
Abaixo, a entrevista com o fundador e CEO da Chipotle, Steve Ells.