Árvore solidária: campanha criativa de agasalho

30/07/2013

Com as temperaturas caindo em todo o Brasil, principalmente na região Sul, uma rede de brechós de Curitiba (PR) lançou uma campanha do agasalho inspirada por uma ideia que surgiu no Facebook. A “árvore solidária” é uma iniciativa da Libélula Brechó e começou na semana passada (24 de julho). Roupas que estavam no estoque do brechó foram penduradas em árvores onde cartazes explicam que os moradores de rua devem ficar com elas. As árvores solidárias estão em locais como a Praça do Japão, a Praça Oswaldo Cruz, a Praça Eufrásio Correia, o Passeio Público, no Largo da Ordem e no bairro São Francisco, na Matheus Leme. A população tem participado repondo as roupas dos cabides ou entregando nas lojas. Para cada casaco doado (basta fazer a doação e publicar no Facebook com a hashtag #neveLibélula) a rede de brechó doa mais um. A ação teve uma enorme repercussão no noticiário local e nacional.

Inspirados na campanha dos brechós curitibanos, os internautas de São Paulo também fizeram uma versão. Criado por Ivander Carvalho, o evento do Facebook  abandone um agasalho (veja imagem abaixo) já tem mais de 400 apoiadores.

Na Vila Madalena, bairro boêmio da cidade, a #Equipemito, uma iniciativa de colaboradores da empresa Andare Participações, lançou a campanha Mais Calor Por Favor. Cabides foram pendurados em tapumes na rua Fradique Coutinho para que os pedestres deixem ou retirem casacos. Os agasalhos estão na altura do número, 160, em frente ao Cine Sabesp.

Em Araraquara, duas jovens criaram um guarda-roupa a céu aberto nos principais pontos onde os sem-teto costumam dormir. A divulgação está sendo feita em cartazes pela cidade e numa página do Facebook. A iniciativa é da  estudante Nathalia Mendonça, de 21 anos, e da professora Amanda Napoleão, 28.  Junto com os agasalhos, elas deixam uma plaquinha que diz: “Ei morador de rua, está muito frio aí fora, pegue um destes! Sabe, sorrir é contagioso, pega como gripe” (veja imagem da página do Facebook abaixo).


2 respostas para “Árvore solidária: campanha criativa de agasalho”

  1. Sempre pego os agasalhos que não uso mais e dou…