Souza Cruz tenta barrar campanha

21/09/2012

A campanha da ACT (Aliança de Controle Tabagista) está sendo veiculada desde o ano passado, com peças de mídia impressa, mobiliário urbano e redes sociais (confira aqui). Mas bastou o filme acima ser veiculado em horário nobre – o intervalo da novela das 21h na TV Globo – para a indústria do tabaco agir de forma mais contundente: a Souza Cruz entrou com uma ação judicial para impedir a exibição do comercial e tirar do ar o site Limite Tabaco.

De acordo com a ação protocolada pelo advogado Sergio Bermudes em nome da Souza Cruz, a campanha é inverídica. O filme, criado pela agência EURO RSCG, e o site visam o apoio da população para proibir a venda de cigarro em caixas de bares, padarias e supermercados. Atualização do dia 24/09: a Juíza Veleda Suzete Saldanha Carvalho, da 23ª Vara Cível do Rio de Janeiro, negou a liminar pedida pela Souza Cruz para suspender a campanha.

O Brasil tem 800 mil pontos de venda de cigarros. A publicidade dos derivados de tabaco é proibida desde 2000 (nos pontos de venda desde o ano passado) mas os produtos são colocados em exposição próximo a produtos destinados ao público infanto-juvenil.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), “a indústria do tabaco tem investido recursos e esforços para atingir os adolescentes através do aprimoramento e sofisticação de marcas (dirigas a públicos específicos, como mulheres) e embalagens dos produtos de tabaco (com cores, texturas e temas diferentes), além da realização de venda casada (venda cigarros com mochilas, bonés, etc), e do posicionamento estratégico das embalagens nos pontos de venda ao lado de balas, doces, chicletes e até de brinquedos.” (leia na íntegra aqui).