Salve a pele de alguém

25/05/2012

Em português, todo mundo entende a expressões “livrar a cara” ou “salvar a pele” de alguém. Em inglês, algo similar seria “save someone’s butt”, um trocadilho bem apropriado para uma campanha de arrecadação de doações para programas de prevenção ao câncer de cólon e reto. O filme acima foi criado pela Ogilvy de Montréal para a Colorectal Cancer Association of Canada (CCAC). O símbolo é apropriado: um cofrinho em forma de traseiro semi-despido. A estratégia de internet – Save Butts – é bem criativa e divertida. O internauta pode customizar o vídeo postando o nome do amigo como alvo do vilão do filme e compartilhar no Facebook ou enviar por email.

savebutts

Periodicamente a CCAC faz mobilizações em shoppings e locais de grande aglomerações de pessoas, instalando um intestino gigante onde as pessoas podem aprender um pouco mais sobre o câncer (este é o segundo tipo que mais mata no Canadá). O objetivo é minimizar o estigma da colonoscopia, um exame preventivo que detecta precocemente tumores e outras alterações. No caso do câncer de cólon e de reto, o tumor pode levar até 15 anos para se desenvolver e se manifestar e, se a doença for diagnosticada precocemente, o índice de sucesso no tratamento é muito alto. De acordo com o INCA, 30 mil novos casos são diagnosticados todos os anos no Brasil.