Mais de 100 peitos para chamar sua atenção

04/05/2012

Será lançada oficialmente neste sábado (05/05), durante a Ação Global no Rio de Janeiro, a campanha Eu Amo Meus Peitos da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). As peças são ilustradas com seios femininos. Durante a Ação Global, com a colaboração de médicos voluntários, a SBM vai sensibilizar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, os cuidados necessários e a importância de se fazer a mamografia a partir dos 40 anos. As atividades serão realizadas na Vila Olímpica da Mangueira, das 9h às 17h. A campanha, provocativa, traz anúncios e filme (todas as peças estão no hotsite), além de instigar as mulheres a também postar fotos de seus seios.

De acordo com a SBM, estima-se que surjam cerca de 50 mil novos casos por ano, com aproximadamente 10 mil mortes. A principal causa dessas mortes é o diagnóstico tardio. No hotsite da campanha, o texto explica que um nódulo fatal tem, em média, mais de 3 cm. O nódulo da mama demora em geral de 8 a 10 anos para crescer 1 cm. Ou seja, muitas mulheres passam mais de 20 anos convivendo com a doença sem tratamento ou acompanhamento. Muitas mortes podem ser evitadas todos os anos no País com procedimentos muito simples como a auto-palpação (exame em que a mulher usa sua própria mão para descobrir caroços nos seios). Essa é uma medida caseira e prática, que possibilita diagnósticos mais precoces. Encontrar um nódulo não significa ter a doença: 80% dos nódulos palpados são benignos. Já a mamografia detecta lesões suspeitas, diagnosticando antes mesmo do nódulo ser palpável. Sua realização a partir dos 40 anos pode reduzir a mortalidade do câncer de mama em até 35%. Se diagnosticado precocemente, o índice de cura pode chegar até 95% dos casos.