Campanha contra obesidade nas escolas

07/03/2012

Lançado esta semana, o filme acima divulga a Semana de Mobilização Saúde na Escola, que começou em 05 de março. A ação durará o ano todo nas 55 mil escolas que aderiram ao programa. Durante toda a semana, médicos, enfermeiros e dentistas visitarão escolas para avaliar a saúde dos alunos e dar dicas de nutrição. A obesidade afeta 21,7% da população brasileira com entre 10 e 19 anos de idade. De acordo com o Ministério da Saúde, uma em cada três crianças com entre 5 e 9 anos também sofre de obesidade em diferentes graus.

A campanha estará centrada nos cinco milhões de alunos das escolas públicas a quem serão dados cursos sobre nutrição e alimentação saudável, explicou o Ministério em nota oficial. A campanha está enquadrada no chamado Programa de Saúde na Escola, que o Governo Federal anunciou em dezembro e que conta com um orçamento de cerca de R$ 120 milhões (US$ 70,5 milhões).

Além disso, agentes de saúde recorrerão às escolas para avaliar o estado físico dos alunos e recolher os dados necessários para determinar seus índices de massa corporal e outros relacionados com o sobrepeso. Segundo o Ministério da Saúde, crianças e jovens que estejam acima do peso ideal serão acompanhados pelos agentes, que recomendarão as dietas necessárias e controlarão sua evolução.