Mulheres jovens são alvo da campanha do Ministério da Saúde

28/02/2011




A nova campanha do Ministério da Saúde para a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), hepatites e aids do Carnaval 2011 foca as mulheres de 15 a 24 anos. Lançadas na sexta-feira (25), as peças incentivam as mulheres a cobrar o uso de preservativos por seus parceiros. As peças de rádio e TV trazem o jingle Vou Não paródia do hit popular Minha mulher não deixa não do grupo Aviões do Forró. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, a campanha é dividida em três filmes que serão transmitidos pela TV e internet em momentos distintos. No primeiro, veiculado antes do carnaval (de 25 de fevereiro a 04 de março), um grupo de amigas lembra a importância de ter a camisinha. No segundo, durante a festa (de 5 a 8 março), elas reforçam o uso do preservativo na hora da relação. Na veiculação do terceiro filme (9 a 20 de março), o mesmo grupo de meninas se encontra depois da folia e orienta quem fez sexo desprotegido a realizar o teste de aids. Veja todas as peças no hotsite Carnaval 2011.

De acordo com o Boletim Epidemiológico 2010 do Ministério da Saúde, o número de casos de aids é maior entre as mulheres na faixa etária de 13 a 19 anos: oito casos em meninos para cada dez em meninas, enquanto que nas demais faixas etárias o número de casos de aids é maior entre homens do que entre mulheres. Em relação ao uso da camisinha, a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas da População Brasileira (PCAP – 2008) mostra que, entre jovens de 15 a 24 anos, as meninas estão mais vulneráveis ao HIV. Em todas as situações, os meninos usam mais preservativo do que elas. Na última relação sexual com parceiro casual, o percentual de uso da camisinha entre as meninas é consideravelmente mais baixo (49,7%) do que entre os meninos (76,8%). Quando o relacionamento se torna fixo, apenas 25,1% delas utilizam a camisinha com regularidade; entre eles, o percentual é de 36,4%. Com informações do Ministério da Saúde.