Empreendimento residencial de luxo: anúncio falso para falar de meio ambiente

05/03/2010

Uma série de anúncios sobre um empreendimentos residenciais de luxo na beira da praia (ou em cartões postais como o Pão de Açúcar, no Rio) foi a saída criativa da Lew LaraTBWA para provocar a reflexão sobre o consumo responsável, uma campanha do Instituto Akatu. O falso empreendimento ganhou até site de divulgação e stands de venda para testar a adesão dos consumidores. Apesar de oferecer algo improvável – banheiros super gastadores de água, construção em cima da areia da praia, pier exclusivo que vai até o meio do mar ou uma ilha artificial da Lagoa da Conceição, em Florianópolis – muita gente se mostrou interessada. Com a parceria do programa Fantástico, da Rede Globo, foram avaliadas as respostas dos consumidores a estas obras que prejudicam o meio ambiente. No Guarujá, onde a proposta era a construção de um prédio no meio da praia de Pitangueiras (proibido pela Constituição Federal), 59% das pessoas aprovaram a idéia, 9% não opinaram e só 31% foram contra. Em Recife, 61% aprovou a construção de um prédio na praia de Boa Viagem. Em Florianópolis, um estande montado em um shopping anunciava uma ilha artificial em plena Lagoa da Conceição, uma área de proteção ambiental: 41% foram a favor, 46% não quiseram se manifestar e 12% foram contra. Confira a reportagem aqui.