Atualização: esta campanha ganhou o Leão de Prata no Festival de Cannes 2016.
Aprender a ler e escrever é um direito de toda criança. Mas para crianças que desenvolveram ou nasceram com deficiência visual essa é uma tarefa bem mais complicada. Mas se depender deste projeto da agência Lew’Lara para Fundação Dorina Nowill Para Cegos, essas crianças não apenas serão alfabetizadas como se divertirão muito durante o aprendizado.
O Braille Bricks ajuda as crianças cegas aprender a ler usando blocos de brinquedo tipo Lego. Por enquanto foram produzidos dois lotes com 3.200 peças que foram distribuídos pela Fundação para crianças com idade entre sete e dez anos em diversos institutos de ensino. As primeiras experiências com os brinquedos foram registradas e transformadas em um minidocumentário (assista acima).
Após tentar, sem sucesso, vender o projeto para a gigante Lego para as peças fossem produzidas em escala global, a agência abriu a patente e fez divulgação na organização Creative Commons para promover a campanha #braillebricksforall. A ideia é permitir que qualquer instituição de ensino ou fabricante de brinquedos possa produzir seu próprio Braille Bricks.
Na esperança de reunir apoio de empresas e consumidores, o grupo também criou um hotsite – www.braillebricks.com.br. Para apoiar a iniciativa, você pode acessa-lo, criar uma mensagem personalizada com as peças e usar a hashtag #BrailleBricksforAll para compartilhar nas redes sociais.
A genialidade do projeto não chamou a atenção apenas da mídia – como a Fast Company e Huffington Post, que fizeram publicações em seus canais. Até mesmo a Casa Branca divulgou o projeto em um post em sua conta no Twitter.