TV Pública vai descartar audiência

30/03/2007

O projeto de criação de uma TV Pública, que deve entrar em operação no final do ano, ainda não tem formato definido, mas tem como inspiração a BBC inglesa e o canal TV5 francês. A idéia é fazer uma programação não comercial, sem dar importância ao nível de audiência. E terá como foco programas educativos e que mostrem a diversidade cultural brasileira.

Na cerimônia de posse do novo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, o presidente Lula declarou que “não me interessa que essa TV vai ter meio ponto de audiência. O que interessa é que tenhamos uma opção de uma coisa de muita profundidade.” (leia mais em O Estado de São Paulo)

E é o novo ministro quem recebeu a missão de tocar o projeto. Nas várias entrevistas que deu após sua posse, Franklin Martins adiantou que a TV Pública não se guiará pelo critério comercial que pressiona as emissoras privadas. “Ela pode entrar em áreas que as TVs abertas muitas vezes não podem porque trabalham numa escala de audiência muito grande”. (a íntegra da matéria pode ser conferida na edição impressa do jornal, seção País, página 10 ou para usuários cadastrados no site de O Globo).

Ao jornal Valor Econômico, o ministro disse que a intenção não é competir, mas complementar o que passa na televisão privada. E garantiu que o projeto será amplamente discutido com a sociedade de forma transparente (assinantes podem ler a íntegra da matéria aqui).