TV Pública: com vocês, Justin Timberlake

12/04/2007

A comissão montada pelo governo Lula para elaborar as diretrizes da TV Pública brasileira está considerando, para ficar apenas em um exemplo, Justin Timberlake?

Se não, precisa considerar. Pode começar, por exemplo, pela atuação de Justin no desfile da grife de lingerie Victoria´s Secret, de 2006 (veja vídeo acima).

E por que Justin? Porque Justin é “o cara do momento” (ele participa do novo disco de Madonna, por exemplo). É só dar uma olhada na explosão de luzes, movimentos e sensualidade de Justin e Giselle Bundchen em Sexyback.

E porque televisão é isso. Quer dizer: queiramos ou não, televisão é entretenimento, como afirma a pesquisadora Ien Ang, uma das maiores autoridades mundiais no assunto.

Ang vem escrevendo há décadas sobre o fenômeno da transformação da televisão numa máquina de prazer.

Mais do que isso: para Ang, a televisão comercial define a própria idéia do prazer televisivo. Algo que as TVs públicas do mundo todo nem sequer arranham. E por isso, ficam sempre no traço em termos de escolha da audiência.

A exceção, mais uma vez, é a BBC. Mas a emissora britânica, a única TV pública do mundo com índices expressivos de audiência, recebe pedradas dentro de casa justamente por dobrar-se, segundo os críticos fundamentalistas, à lógica da programação comercial.

Entender o prazer contemporâneo, como definido pela TV comercial de massa, é o primeiro passo para as TVs públicas conseguirem montar uma programação alternativa e popular sem ficarem simplesmente a reboque das TVs comerciais.

Por isso, com vocês, Justin Timberlake.

Por Ubiratan Muarrek