A Real Beleza da Dove é hipócrita?

16/10/2007

A premiada campanha Real Beleza da Dove promove a auto-estima das mulheres e provoca uma discussão sobre os padrões impostos pela mídia. Já as campanhas da AXE reforçam justamente esses esteriótipos – no site brasileiro da marca, os homens podem enviar dicas de mulheres bonitas que querem ver em fotos sensuais (os ensaios ficam disponíveis no site).

Entretanto, a Dove e a Axe têm muito em comum: são linhas de produtos da Unilever. Por causa disso, a ONG americana Campaign For A Commercial-Free Childhood (CCFC) divulgou uma carta aberta na web contra a Unilever. Além de denunciar o que classifica de “hipocrisia” da empresa em relação à Dove, pede uma mudança imediata no marketing da AXE, cujo conteúdo considera “sexista” e “discriminatório em relação às mulheres”. Os internautas podem enviar e-mails de protesto à Unilever a partir do site da CCFC. Confira abaixo o vídeo que fizeram mostrando como a propaganda passou reforçar a objetificação da mulher.