Higiene e saúde: campanhas quebram o tabu e falam de cocô

14/05/2014

Certas coisas como xixi e cocô ainda são tabus em campanhas publicitárias. Mesmo quando se trata de produtos e serviços diretamente relacionados à defecção. De forma inovadora, a  Unicef na Índia lançou uma  campanha com um personagem bem controverso: um cocô, o Mr. Poo (Sr. Cocô).  Feita com um toque de humor e muita delicadeza, a campanha “Take The Poo To The Loo” pretende convencer  os indianos, principalmente crianças, a se livrarem do hábito de defecar em áreas públicas.

De acordo com a Unicef, é uma questão de saúde pública porque aumenta substancialmente as ocorrências de doenças infecciosas, devido a contaminação da água, principalmente diarreia, diminuindo a imunidade de crianças e abrindo espaço para doenças oportunistas, como pneumonia. Estima-se que 594 milhões de pessoas na Índia, o que representa 48% da sua população, mantem o hábito de defecar em áreas públicas e apenas um pouco mais da metade da população indiana usa o  banheiro. Além do perigo de contrair doenças, também afeta o aprendizado das crianças. Até pouco tempo, não havia o costume de se colocar banheiros para as crianças – cerca de 28 milhões de crianças não possuem acesso a banheiros nas escolas. A animação tem trilha do músico indiano Shri, que compôs a trilha do filme “A Vida de Pi”.

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Na Holanda,  a campanha “Your Poop” da Dutch Digestive Foundation (MLD Stichting) também é sobre saúde. A ideia é convencer  as pessoas, principalmente aqueles com mais de 60 anos, a prestar atenção nas suas fezes. De acordo com a ONG,  é  possível até mesmo detectar precocemente o câncer de cólon. A criação é da agência holandesa Cheel.