Está causando muita polêmica nos EUA, a campanha contra a obesidade do Physicians Committee for Responsible Medicine (PCRM), uma organização de médicos sem fins lucrativos dedicada à medicina preventiva. Além de mostrar um homem cuja morte é atribuída à comida vendida nas lanchonetes fast foods (nem no necrotério ele larga o sanduíche), a peça ironiza o slogan do McDonald’s – eu amava muito tudo isso – e a marca da empresa. No final, pede para que a população opte pela comida vegetariana. De acordo com a página da PCRM no YouTube, estudos mostram que pessoas que consomem fast food sofrem maior risco de obesidade, um fator que contribui para doenças do coração. Alto teor de gordura, alta ofertas de sódio nos restaurantes de fast-food incluem produtos como Double KFC Down Combo Meal, que tem 45 gramas de gordura e 2.120 miligramas de sódio, e o sanduíche Quarterão com Queijo do McDonald’s, que tem 61 gramas de gordura e 1.650 miligramas de sódio. A Associação Nacional dos Restaurantes dos EUA criticou a propaganda, classificando o ato como irresponsável e afirmando que o conteúdo mostrava uma visão limitada da nutrição. Um porta-voz do McDonald’s afirmou que “o comercial é um ultraje, com informações erradas e injustas para os consumidores. O McDonald’s acredita que nossos consumidores vão colocar a propaganda em perspectiva e tomar as decisões alimentares e de estilo de vida que são certas para eles”. O objetivo dos médicos é começar a veicular a campanha em Washington DC, cidade americana onde a primeira-dama Michelle Obama instaurou um progama Let’s Move (leia mais aqui). Nos EUA, um terço das crianças americanas em idade escolar está acima do peso. Com informações de O Globo e AdFreak.