Primeiro atleta transgênero da equipe olímpica dos EUA, Chris Mosler, é a estrela do filme Coragem Sem Limites da Nike. Ele começou a competir no atletismo feminino em 2009 e decidiu fazer a transição para disputar na equipe masculina o triathlon e o duathlon. A peça faz parte da campanha Sem Limites (veja o filme de lançamento com vários atletas olímpicos no final deste post) e foi criada pela Wienden & Kennedy.
Além da superação pessoal, Chris Mosier ajudou na criação e adoção de novas diretrizes mais inclusivas para a participação de atletas transexuais, e com isso tornou-se um exemplo para que outras pessoas se inspirem em seu sucesso.
“Tudo que eu fiz nos últimos cinco, seis anos desde comecei minha transição, tem sido com um pensamento Just Do It (‘Somente faça’, o slogan oficial da Nike). Eu não sabia se eu seria competitivo contra homens, eu só fui lá e fiz. Todo sucesso que tenho tido me mostrou que tudo realmente é possível. Por não me parar, não me limitar e ir em frente eu aprendi muito sobre mim mesmo. Também tive a oportunidade de aumentar a conversa sobre inclusão de pessoas trans no esporte”.
Simone Biles
Outra atleta a ser retratada pela Nike como um exemplo de superação é Simone Biles. Dona de três medalhas de ouro na Rio 2016, a ginasta de 19 anos tem encantado o mundo com seus movimentos perfeitos, quase sobre-humanos – vencer a final individual geral com uma pontuação de 62.198, com uma assombrosa margem de 2,1 pontos sobre a segunda colocada, a maior já registrada na ginástica em Olimpíadas. A essa vitória se somam dez títulos mundiais – em aparelhos, por equipes e com três campeonatos no individual geral. Ela é a primeira atleta a ganhar três títulos consecutivos.
A infância de Simone Biles foi bem traumática. Ela tinha apenas três anos quando os serviços sociais dos EUA tiveram que intervir para resgatar os quatro filhos de Shanon Biles, dependente de drogas e álcool. As autoridades retiraram dela a custódia das crianças. Os dois maiores foram morar com o pai. Os avós paternos adotaram Simone e a irmã, Adria. A ginasta mantém contato com a mãe biológica e fala de forma aberta sobre sua infância (com informações da BBC).
Sem limites
Lançado na véspera da abertura oficial das Olimpíadas, o primeiro filme da campanha Sem Limites da Nike mostra vários atletas – entre eles a tenista Serena Williams, o astro do basquete Le Bron James e o jogador de futebol Neymar – para mostrar que obstáculos é algo a ser superado. Complementando o slogan da marca Just Do It (somente faça).