Conheça o Graham. Ele é um pouco diferente. Com uma cabeça em forma de bulbo, pés deformados e vários mamilos, o boneco é uma representação visual de como seria o corpo de um ser humano capaz de sair ileso de um grave acidente de carro.
Graham não tem pescoço, então não pode quebrá-lo. Um rosto gordo protege o nariz, as orelhas e o maxilar. Os mamilos extras garantem proteção para as costelas funcionando como o airbag, assim como a pele grossa.
Juntos, a artista Patricia Piccinini, um cirurgião especialista em traumas e um investigador de acidentes de carro trabalharam em um projeto, encomendado pela Comissão de Acidentes de Transporte da Austrália como parte de uma campanha de segurança nas estradas, a Toward Zero.
Graham não é só completamente realista, mas também interativo. Sua primeira versão, vai ensinar às pessoas sobre a vulnerabilidade humana através da plataforma Google Tango – tecnologia de ponta em realidade aumentada que vai permitir que os interessados possam enxergar sob a pele de Graham para entender sua maquiagem única e, no fim das contas, não tão assustadora assim.
“Carros evoluíram muito mais rápido que os humanos e o Graham vai nos ajudar a entender porque precisamos melhorar cada aspecto do nosso sistema de estradas para nos protegermos dos nossos próprios erros,” disse Joe Calafiore, chefe executivo da TAC, em uma declaração online.
“As pessoas podem sobreviver em uma colisão de velocidade única em direção a uma parede, mas quando falamos sobre colisões entre veículos as velocidades são maiores, assim como as forças. Já as chances de sobrevivência são mínimas,” ele explica.
Olhe bem pra ele. O boneco pode ser um pouco feio, mas é um bom lembrete para que a gente dirija com cuidado, né?