Apito contra o assédio

21/02/2017

No Carnaval passado, a cantora Lia Marques presenciou uma cena de assédio contra uma mulher que curtia a festa em São Luiz do Paraitinga (SP) – roteiro conhecido dos foliões em São Paulo por causa dos blocos de rua. Junto com as amigas Marina Gabos e Amanda Cursino lançaram um movimento para as mulheres usarem apitos para denunciar o assédio durante a folia. A ideia foi abraçada pela Skol que está distribuindo 50 mil apitos em blocos de todo o país.

A ação #ApitoDeRespeito começou por São Paulo, no sábado passado (18/2). A Skol distribuiu nos Blocos Toca Um Samba Aí e Beleza Rara mais de 5 mil apitos e balões com frases como “Seu Respeito Me Deu Onda” ou “O carnaval é redondo, mas respeite meu quadrado”.A ação é simples, mas bastante efetiva: O cara passou dos limites? Apita. Invadiu seu espaço sem ser convidado? Apita. Está se sentindo ameaçada? Apita também.

“Nesta época do ano as pessoas perdem a noção e é preciso dar um basta. Reforçar aos homens que são as mulheres que determinam os limites e não está permitido ultrapassar essa linha”, disse em entrevista à revista Marie Claire.

Mudança radical

No Carnaval de 2015, a Skol causou uma enorme polêmica ao lançar uma campanha com mobiliário urbano exibindo cartazes com a frase “Deixei o Não em casa”. Muita gente identificou como uma apologia ao assédio, que é uma espécie de lado B da folia (infelizmente).

A campanha foi substituída dias depois. Por frases que enalteciam o respeito às mulheres (abaixo). Na época, a Ambev divulgou um comunicado com explicações: “As peças em questão fazem parte da nossa campanha “Viva RedONdo”, que tem como mote aceitar os convites da vida e aproveitar os bons momentos. No entanto, fomos alertados nas redes sociais que parte de nossa comunicação poderia resultar em um entendimento dúbio. E, por respeito à diversidade de opiniões, substituiremos as frases atuais por mensagens mais claras e positivas, que transmitam o mesmo conceito. Repudiamos todo e qualquer ato de violência seja física ou emocional e reiteramos o nosso compromisso com o consumo responsável. Agradecemos a todos os comentários.”