Empatia

Prefeitura de Nova York reconhece 31 gêneros.

Além do azul e rosa

06/06/2016

bathroom7n-1-web

 

bathroom7n-2-web

Se você é daqueles que acha que os banheiros se dividem em masculino ou feminino, nem vá à Nova York. A prefeitura da cidade lançou uma nova campanha reforçando a igualdade de gêneros. “Use o banheiro com o qual você se sente identificado. Esqueça-se do rosa e azul do passado”, afirmam os cartazes da campanha  que serão espalhados em vagões do metrô, cabines telefônicas, pontos de ônibus e que serão publicados em jornais de bairro. O texto deixa claro: é a lei, nenhuma pergunta será feita. Ou seja: é proibido exigir documento ou identificação. Há um mês,  a Comissão de Direitos Humanos da cidade reconheceu 31 gêneros.

Mas a campanha vai além do reconhecimento de direitos. Reforça que, em caso de discriminação ou constrangimento ilegal, a pessoa faça a queixa formal no disque-denúncia 311. A campanha usou pessoas transgêneros reais.

Em março deste ano, o prefeito Bill de Blasio emitiu uma ordem executiva exigindo que as instalações de serviços públicos da cidade tenham banheiros adequados, sem serem obrigados a mostrar documentos de identidade.

Em Nova York, o acesso igualitário ao banheiro tem sido uma política pública desde 2002, inclusive em escolas municipais. Apesar do mito, frequentemente citado,  que essas políticas facilitariam ataques de cunho sexual, não houve nenhum incidente relatado. 

mythfact

Em uma  pesquisa nacional  realizada pelo Centro Nacional de Igualdade Transgênero, 63% dos entrevistados disseram que sofreram, em algum momento, discriminação, incluindo a perseguição, perda de emprego devido ao preconceito e/ou agressão física ou sexual. Cerca de 90% relataram a discriminação no local de trabalho, incluindo o acesso negado a banheiros apropriados no trabalho, e 26% relataram ter sido negado o acesso a banheiro em um ambiente educacional.

“O acesso banheiros seguros e igualdade é essencial para todos”, disse  a presidente da Comissão de Direitos Humanos,  Carmelyn P. Malalis . “E em Nova York,  é a lei. Criamos esses anúncios para lembrar todos, que a cidade protege seu direito de viver e trabalhar de acordo com sua identidade de gênero e expressão, incluindo o direito de usar banheiros consistentes com a sua identidade de gênero. Muito frequentemente, as pessoas transexuais sofrem assédio moral, assédio e violência por serem quem são. Estes anúncios mostram que as pessoas transexuais, como todo mundo, têm o direito de usar o banheiro em paz. ”

Obama também

De acordo com informações publicadas no jornal Zero Hora, o governo de Barack Obama enviou em maio uma circular a todo o sistema público de educação que afirma que o acesso aos banheiros deve ser feito de acordo com o sexo com o qual o aluno se identifica, e não pelo sexo de nascimento. Isso desencadeou uma série de demandas de vários estados, como Texas, que acusam as autoridades federais de tentar “transformar os locais de trabalho e ensino em gigantescos laboratórios de experimentação social, se esquivando da via democrática e desprezando medidas de senso comum que protegem as crianças e os direitos fundamentais”.

Os estados de Alabama, Wisconsin, Virgínia Ocidental, Tennessee, Oklahoma, Louisiana, Utah e Geórgia, além das autoridades educacionais de Arizona e do governador do Maine se somaram à demanda do Texas. A administração federal publicou estas diretrizes em resposta a uma lei da Carolina do Norte que obriga as pessoas transgênero a usar os banheiros de acordo com seu sexo de nascimento.

Os 31 gêneros de Nova York:

Bi-Gendered (Bi-gênero)
Cross-Dresser
Drag-King
Drag-Queen
Femme Queen
Female-to-Male (Fêmea-para-macho)
FTM
Gender Bender (Gênero fronteiriço)
Genderqueer
Male-To-Female (Macho-para-fêmea)
MTF
Non-Op
Hijra
Pangender (Pangênero)
Transexual/Transsexual
Trans Person (Pessoa trans)
Woman (Mulher)
Man (Homem)
Butch
Two-Spirit (espirito duplo)
Trans
Agender (sem gênero)
Third Sex (Terceiro sexo)
Gender Fluid (Gênero fluido)
Non-Binary Transgender (transgênero não binário)
Androgyne (andrógena)
Gender-Gifted
Gender Bender
Femme
Person of Transgender Experience (Pessoa em experiência transgênera)
Androgynous (Andrógeno)

Não sabe o que significa? Este dicionário pode ajudar.